Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

Tintin precursor do Smiley ?

04.09.09 | PortoMaravilha

O Smiley é um desenho simples. Dois pontos para os olhos e um sorriso desenhado com um arco. Consta que foi inventado por Harrey Ball ( usa ) em 1963.

Depois, com o aparecimento dos jogos electrónicos e o desenvolvimento da internet, o smiley ganhará novas formas. Por exemplo, as emocicões.

 

Penso que podemos pensar que o smiley não é, propriamente dito, uma invenção gráfica.

 

No início do século vinte aparece um personagem cuja cara é um redondo com dois ou três pontos e uma poupa. A sobriedade da cara de Tintin intrigou, de imediato,  os jornalistas. Uma sobriedade expressiva. Que idade tinha ? Hergé, talvez por querer atrair os jovens, responderá que se trata dum jovem jornalista. No fundo, nunca conheceremos a idade de Tintin. Como também nunca conheceremos a idade dum smiley.

 

Para os fãs de Tintin, existe um aspecto que é, muitas vezes, totalmente desconhecido. A antiga revista Portuguesa de BD, "O Papagaio", foi a primeira revista  do mundo a imprimir pranchas de Tintin a cores ( Tintin na América ). A salientar, igualmente, que Portugal foi o primeiro país não francófono a difundir Tintin.

 

E Viva o Porto ! 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.