Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

Kilt Escocês e Kilts Portugueses !

10.09.09 | PortoMaravilha

Esta ideia surgiu-me quando fui ver o filme de Pascal Thomas : "Le crime est notre affaire".

 

Neste filme, Pascal Thomas, admirador incondicional de Agatha Christie, faz imensas alusões e reenvios para a obra da famosa autora Inglesa.

O enredo é simples : Um casal de antigos agentes secretos Franceses está na reforma. Mas, evidentemente, não pode ficar inactivo. Os autores são conhecidos : Catherine Frot e André Dussolier.

Este último, quando parte em missão, veste sempre o seu Kilt Escocês. Questão de honra e de memória. Porém, os tempos mudaram e eis que o nosso herói se vê aflito porque um laço do seu Kilt fica preso numa grelha de boca de ventilação do metropolitano. E fica desamparado. Não quer que o seu Kilt se levante.

 

Na sala éramos muitos poucos a rirem. A maioria dos espectadores não entendia o cómico da situação da cena. 

É que o Kilt Escocês se veste sem cuecas. Assim, reza a verdadeira tradição Escocesa.

Fiquei, pois, a pensar se os Kilts Portugueses, quer dos Pauliteiros de Miranda do Douro quer dos Sargaceiros de Viana, obedeciam à mesma regra.

 

Não sei, mas gostaria saber.

E, paralelamente, estas duas peças, aqui expostas,  mostram bem que, em Portugal, há ( ou havia ? ) uma grande diversidade cultural. O que penso ser uma grande riqueza.

 

As fontes citadas são :

Pauliteiros : Postal, visado pelo S.N.I. nos termos do Decreto nº34134 de 24-XI-44 / Tabacaria Africana ( Porto ) / Edição de C. Conseil de Vasconcelos / Made in Switzerland.

 

Sargaceiro : Trajes regionais -Apúlia-Viana / Secretaria de Estado das Comunidades. Instituto de Apoio à Emigração e às Comunidades Portuguesas. Desenho de Esperança Marques-1986.

 

E Viva o Porto !

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.