Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

Fundação e Star Wars: .......................................... .........................A vitória do Saber sobre a Espada!

12.09.09 | PortoMaravilha

crónicas congeladas

aussi en 'fr' | also in 'en' | версия 'ru' | auch in 'de'

 

Correm textos que afirmam que a próxima grande produção cinematográfica mundial será a adaptação , à tela, da trilogia de Asimov: "Fundação". Seria um projecto titanesco. Mas, boato ou não, Bob Shaye e Michael Lynne , pensadores desta ideia, desencadearam milhares de comentários na net.

Para os amadores de ciência-ficção, "Star Wars" é uma cópia da obra de Asimov.

Se Asimov sempre afirmou que se inspirou da história do Império Romano, para construir a sua obra, já Georges Lucas sempre negou ter-se inspirado dos textos de Asimov.

 

 

Ora, há demasiadas evidências que assinalam a má fé, quanto a mim, do realizador de "Star Wars". E não sou o único a assim pensar.

Resumindo : O enredo de "Fundação" decorre no início do terceiro milénio. Hari Seldon, inventor da psico-história ( que permite "probabilizar" o futuro ), anuncia o fim do Império.  Preocupado, cria e organiza a Fundação : Instituição encarregada de recolher todos os conhecimentos humanos desde as origens.

Mas eis que aparece um personagem , "The Mule", um mutante , capaz de entrar e de manipular os espíritos. E quer conquistar o Império. Quer fazer sua a raça humana. Só que Seldon teria criado uma segunda instituição , escondida no cosmos,  capaz de formar os humanos a se protegerem da manipulação das mentes. E, logo, a combater " o mutante.

 

O combate entre a segunda instituição (fundação) e "The Mule" não terá tréguas. Talvez, no fundo, esta visão não seja mais que o combate entre homens livres e homens alienados (nazismo, estalinismo e outros salazarismos).

O realizador de "Star Wars" pode negar que não se inspirou de "Fundação". Pouco importa.

Mas não deixa de ser curioso :

 

Os robots R2D2 e C3PO de "Star Wars" lembram as três leis da robótica de Asimov.

Yoda, o sábio de "Star Wars" , não deixa de reenviar para Seldon o sábio de "Fundação".

A ideia de  Império,  Confederação  cósmicos estão já presentes na obra de Asimov.

E paro aqui porque não sou a Santa Inquisição (e que só era Santa de nome).

Ambas as obras proclamam a vitória do Bem sobre o Mal.

Todavia, se no filme, "Star Wars" , o Bem é vitorioso graças à espada ( ou o laser ), já no texto de Asimov o Bem é vitorioso graças ao Saber.

 

Nuno

temas relacionados


5 comentários

Comentar post