Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

A Volta a Portugal em bicicleta ou o nascimento duma nação ?

15.09.09 | PortoMaravilha

A primeira volta a Portugal tem início em 1927. É uma cópia do "Tour de França"  (  volta à França em bicicleta ) . Como , aliás, todas as outras voltas Europeias.

 

 

A volta à França em bicicleta  é inaugurada em 1903.

Jean Luc Boeuf e Yves Léonard publicaram um livro fantástico : "La République du tour de França ".

Como curiosidade, há que salientar que Yves Léonard, "Maître de Confèrences"  na conceituada escola superior de Sciences Politiques de Paris, é, hoje em dia, o melhor especialista Francês da história do Salazarismo.

 

Os autores debruçam-se sobre a génese da história da volta à França. Penso que se podem, sem grande questionamento, aplicar certas noções à história de Portugal.

Portugal no início do século está imensamente fragmentado. Não existe uma unidade cultural ( vejam-se as diferenças de trajes ou vestuário , as diferenças dialectais, as diferenças quanto aos núcleos familiares, no que diz respeito à herança, partilha do regadio, etc. ).

 

Não por acaso que continuam a existir, ainda hoje, as expressões como a "minha terra" ( meu país ) ou " aquém do Marão ". Lembranças dum tempo anterior à globalização .

A ideia de nação é uma ideia repúblicana.

Creio que ninguém dúvida que reino e nação não têm a mesma a significação.

A volta a Portugal, na altura durava três semanas, deu uma imagem de unidade. Unidade materializada pelo solo, chão ou estradas.

 

Num país em que eram precisas mais de 12 horas para ir da Covilhã ao Porto, a volta a Portugal ensinou ou fabricou , junto dos Portugueses, a consciência duma unidade geográfica ou territorial.

 

A volta a Portugal tentou ensinar a pertência a uma nação.

Oups : Já agora, as ideias repúblicanas nasceram no Porto.

 

E Viva o Porto !

 

 

 

 

 

 

 

 

5 comentários

Comentar post