Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

Jerónimo Ressuscita Géronimo ! ..................... Jerónimo Ressuscite Géronimo ! .....................

17.06.11 | PortoMaravilha

 

Ce post ne prétend pas, en aucune façon, défendre ou justifier le barbarisme commis par un homme qui a tué au nom d'une croyance ou d'une réligion des milliers d'innocents. Et qui, par ailleurs, n'a jamais respecté la démocratie.

 

Il s'agit plutôt d'une interrogation en défense de la démocratie parlementaire.

 

Source : "Le Libé des Cinéastes", 11 mai 2011, p.29

Image : Bd de Charlier et Giraud: "Géronimo l'Apache", p.47 ( ed. Dargaud )

Nuno

 

 (Cliquez pour agrandir / Clicar para aumentar)


Este post não procura de modo algum justificar as barbaridades cometidas por um homem que, em nome duma ideia ou crença, matou milhares de inocentes e que nunca respeitou a democracia. Que isto seja explícito.

É em defesa da democracia parlamentar (sim parlamentar) que passo a traduzir o texto de Philippe Ramos ( Último filme : "Jeanne captive", Quinzaine des Réalisateurs, Cannes, 2011 ) :

 

"Fort Obama :

 

O Presidente Obama, os políticos e os militares que o rodeiam não gostam de "westerns". É pena porque, lembrando-se de " Fort Apache", poderiam se ter perguntado se não era inadmissível comparar a resistência Índia com o terrorismo islamista. Parece que nada disso os interessava, tendo uma opinião resoluta sobre o assunto : E, para grande desespero da comunidade Índia, deram, como nome de código ao terrorista islamista Oussana Ben Laden, o nome dum dos maiores chefes da resistência Apache, a saber Géronimo. Com isto, Obama não só deixou sujar a memória dum homem como também deixou sujar uma comunidade que luta pelos seus direitos e dignidade. Este presidente que pelo passado citou Martin Luther King, parece ter riscado do seu vocabulário a palavra resistência."

 

Fonte : "Le Libé des Cinéastes", 11 de Maio de 2011, p.29

Imagem : Vinheta da Bd de Charlier e Giraud: "Géronimo l'Apache", p. 47 ( ed. Dargaud )

Nuno

1 comentário

Comentar post