Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

A idade do berço: "Cuidados com a pele" (1)

25.11.09 | Lou

A IMPORTÂNCIA DA PELE «


A pele do seu bebé, o maior órgão do corpo, evita as perdas de líquido e protege-o do meio ambiente. Devido ao seu elevado teor de água e ao facto de não ter estado exposta à radiação ultravioleta do sol, a pele dos bebés é suave e flexível. Embora seja comum que a pele do bebé pareça estar a escamar durante as primeiras semanas de vida, isto deve-se simplesmente à passagem do meio ambiente líquido do útero para um meio ambiente gasoso do mundo exterior. Esta escamação desaparecerá rapidamente e o seu bebé voltará a ter uma pele com um aspecto suave e saudável. Portanto, não há necessidade de encher o recém-nascido de creme!

 

ESTÁ NA HORA DO BANHO«


Os recém-nascidos não se sujam muito. Se tiver o cuidado de limpar o rabinho do bebé cuidadosamente em cada mudança de fralda, provavelmente não precisará de lhe dar banho mais do que duas ou três vezes por semana. O banho só deve durar o suficiente para limpar a pele escamada ou a sujidade que se tenha acumulado. Do mesmo modo, o cabelo do seu bebé, se tiver, não precisará de levar champô em todos os banhos. Faça-o apenas quando achar necessário. Embora a maior parte dos bebés aprenda rapidamente a adorar o banho, não se surpreenda se o seu bebé ficar inquieto e chorar no princípio ou no fim do banho.

Seguem-se algumas sugestões para tornar a hora do banho um momento seguro e agradável para ambos:

* Enquanto o seu bebé ainda tiver o cordão umbilical, dê-lhe um rápido banho de esponja (enquanto o bebé permanece encostado sobre uma superfície acolchoada), evitando assim molhar o cordão umbilical, que precisa de se manter seco.
* Depois do cordão cair, o bebé estará pronto para um verdadeiro banho: utilize uma banheira adequada com uma toalha na borda e com cerca de quatro dedos de água.
* Dê sempre banho ao seu bebé num local ameno, sem correntes de ar e deve ter uma toalha seca à mão para o envolver rapidamente após o banho.
* Para lhe dar banho, utilize um pano suave ou uma esponja. Se colocar um pano morno e húmido sobre a barriga, pode evitar que o bebé arrefeça. Lave todas as partes do corpo do bebé uma de cada vez e elimine qualquer escamação aparente de modo suave com a esponja. Não se esqueça de verificar atrás das orelhas, entre os dedos das mãos e dos pés, debaixo dos braços e nas dobras do pescoço e das coxas, onde frequentemente se acumula a sujidade.
* Segure sempre o seu bebé com uma mão, para ele não deslizar para a água, e nunca o deixe sozinho na banheira, nem por um momento. Se tiver que sair do quarto, leve-o consigo.
* Depois do banho, seque-o suavemente e assegure-se de que hidrata a pele dele para ajudar a manter a sua suavidade e resistência naturais.


Sugestão rápida: Quando lavar a roupa do seu bebé, utilize um detergente suave e enxague duas vezes para se certificar de que não ficaram elementos que possam irritar a pele sensível.


A informação que colocamos à sua disposição baseia-se em pautas gerais do desenvolvimento das gravidezes e dos bebés. Não se esqueça que o desenvolvimento individual pode ser diferente dependendo de cada caso. Se tiver alguma dúvida consulte o seu especialista.

4 comentários

Comentar post