Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

A idade do berço: "Cuidados com a pele" (2)

26.11.09 | Lou

O ABC DA MUDANÇA DE FRALDAS«


A mudança de fraldas proporciona-lhe uma oportunidade excelente para dedicar um pouco mais de atenção à pele do seu bebé. E uma vez que a área das fraldas é particularmente propensa a irritações, um cuidado especial pode evitar bastantes incómodos ao seu bebé. Lembre-se, no que diz respeito à área da fralda, uma pele seca é sinónimo de pele saudável. A pele húmida na área da fralda torna-se rapidamente frágil e vulnerável às irritações. Para reduzir ao máximo a humidade produzida pela fralda, mude-a frequentemente e utilize fraldas super-absorventes. A quantidade de mudanças de fralda diminui à medida que o seu bebé cresce: de uma média de 10 por dia ao princípio, para chegar gradualmente a cerca de seis. Em geral, mude-lhe as fraldas imediatamente antes ou depois de cada refeição e sempre que fizer cocó. Mude-as também antes do bebé adormecer, quando acordar e antes de sair.

Sugestão Rápida: Se o seu bebé for uma rapariga, limpe sempre da frente para trás, para reduzir ao mínimo o contacto das fezes com os órgãos genitais dela. Tudo o que precisa é de água ou toalhitas húmidas para limpar para lavar essa área. Se o seu bebé for um rapaz, também o deve fazer da frente para trás.

 

A SUA PELE TAMBÉM NECESSITA DE HIDRATAÇÃO«


Hidrate as suas mãos. Com tantas lavagens de mãos durante os cuidados com o bebé, as suas mãos podem secar, com pequenas gretas que podem albergar bactérias que poderiam passar para o bebé. Ambos merecem uma pele suave e saudável, portanto mantenha um creme hidratante perto do local da mudança de fraldas.


APROXIMA-TE E TOCA-ME«


A pele humana possui múltiplas terminações nervosas e o seu bebé gosta muito do contacto humano. Diversos estudos indicam que existem efeitos benéficos no contacto da pele entre pais e filhos. As carícias suaves e também as massagens, fazem com que o bebé se sinta bem cuidado, protegido e seguro. O seu bebé realizou uma transição entre um ambiente quente e fechado para um frio e aberto. O contacto estreito com o seu bebé imita da melhor maneira a segurança oferecida pelo útero e converte a transição para o mundo exterior numa experiência menos traumatizante e mais suportável. Além disso, o contacto humano pode melhorar o crescimento e o desenvolvimento do seu bebé, e ajuda os pais a integrar o membro mais novo da família.

Antes de fazer uma massagem ao seu bebé, assegure-se de que o compartimento está a uma temperatura agradável. Escolha uma área segura onde não exista a possibilidade dele cair. É comum pôr uma manta no chão. Para começar, tire-lhe a roupa até ele ficar em camisola interior. Comece pelas pernas e pelos pés, movimente as mãos suavemente até chegar ao peito e aos braços, com carícias firmes. Quando chegar à parte superior do corpo, tape as pernas com uma manta e tire-lhe a camisola interior.

Continue com a massagem só se lhe parecer que o seu bebé está a gostar.

Se se tratar de uma massagem com óleo, use um suave sem perfume; até pode ser um vegetal. Mas não é necessário usar óleo. Se decidir mesmo usar óleo, deite uma pequena quantidade na palma da mão e esfregue as mãos para aquecer o óleo antes de o aplicar sobre a pele do bebé. Mas lembre-se que os bebés ficam muito escorregadios e difíceis de pegar quando estão cobertos de óleo. Divirta-se!

 

A informação que colocamos à sua disposição baseia-se em pautas gerais do desenvolvimento das gravidezes e dos bebés. Não se esqueça que o desenvolvimento individual pode ser diferente dependendo de cada caso. Se tiver alguma dúvida consulte o seu especialista.

Via: dodot.com

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.