Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

Bom Povo Português ..........................(aussi en fr)

27.11.09 | PortoMaravilha

 

Bon Peuple Portugais«

 

Le régime fasciste Salazariste a été un des plus pervers de l’histoire contemporaine de l’Europe.  Il voulait laisser le peuple Portugais dans l’ignorance et dans l’analphabétisme.


Un peuple ignorant est un peuple obéissant. Et la censure ne laissait rien filtrer.

Le document ci-contre est  un exemple de la censure de l’époque. L’article censuré s’était contenté de citer une enquête de l’Unesco  qui montrait qu’ en 1961 , 44 % des Portugais étaient  analphabètes. Une honte ignoble qui ne pouvait pas être donnée à lire à ceux qui savaient lire.


Source : Jornal do Fundão, 1 Out  2009 / publication d’archives.


 [clicar para ampliar]

 

O Salazarismo foi um dos sistemas mais perversos da história moderna da Europa.

Um povo ignorante é um povo obediente.

E a censura não deixava passar nada como o mostra a peça , o arquivo histórico , aqui representada. Em 1961, metade da população era analfabeta. Nem vale a pena estar aqui a comparar esta taxa com a dos países vizinhos.

 

 

E Viva o Porto !

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Paulo Jerónimo

    28.11.09

    @Portomaravilha,

    Sobre a figura de Salazar, talvez porque não vivi sob sua mão ditadora, sou um que não deu para o peditório que o elegeu como O Maior Português de sempre, realidade que sucedeu, em concurso promovido pela RTP.
    Mas se aquele cesto de peditório me passa-se a frente, depois de D.João II, para mim o maior governante e estratega de sempre em Portugal, e no mundo à sua época, votava no Salazar.

    A que saber fazer a leitura daquele voto, e tirando o derby em que se tornou aquele concurso, um Salazar vs A. Cunhal, O que os portuguese que participaram, em meu entender disseram, é que não obstante a rigidez, ignorância submetida, pobreza, colagem a hitler e mussolini (ou lá como esse nome se escreve) , tudo coisas desprezivéis que salazar teve, o ditador português fez prosperar o pais, dava-mos abada à Espanha nesse aspecto, compare-se hoje... Salazar secalhar foi o governante que Portugal precissou em determinada altura, "Rato de área" deu-se com Deus e o diabo na 2ª grande Guerra, poupando em parte o país a esse flage-lo. O problema foi que o seu regime perdurou tempo demais, e depois vieram para aqui uns libertinos valentes, que fazem deste portugal, o portugal de hoje.... enfim... pseudo democrático, mais não passa de um país de chulos, a demonstração do que o socialismo tem de pior...

    Sobre o Maior português e como dizia por aqui nos comentários, aquando dos 40 anos da "queda da cadeira": http://geracaorasca.blogs.sapo.pt/33831.html continuo na minha: Portugal ainda não tem a distância necessária dos acontecimentos para reconhecer o bem que Salazar fez ao país. Ainda sofremos na pele o Mal que ele nós causou, e isso sobrepõe-se, mas comparando os dias de liberdade/libertinagem que vivemos à escala de seus governantes políticos, e o governo de um homem que morreu na miséria, em prol do seu país, votava nele como maior portugês de sempre, seguido de D. João II. segue o link aí em cima e assiste a tese de defesa apresentada, uma entre muitas, as quais nem por isso digo amén.

    PS: O Marques de Pombal também foi um tirano nada bem aceite pelas gerações seguintes. Hoje tem o estatuto que tem. Salazar actualmente só tem o estatuto que o lobie (vergonhoso) esquerdista deste país, lhe deixa ter.
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.