C'est sans doute une première mondiale : " Le Cahier des Fleurs " raconte l'histoire du génocide Arménien .

Cette Bd dont le scénario est de Galandon , les dessins de Nicaise et les couleurs de Maffre a le mérite de pointer un aspect obscur et polémique de notre hitoire récente .

La sortie du premier tome est prévue , en France , le 7 avril de cette année.

Éditeur : " Bamboo " , dans la collection " Grand Angle "

Nuno

 

 

É sem dúvida uma primeira Mundial : " Le Cahier des Fleurs " conta a história do genocídio Arménio .

Esta Bd  cujo o cenário é de Galendon , o desenho de Nicaise  e as cores de Maffre tem o mérito de apontar para um ponto obscuro e polémico da história recente da humanidade.

O primeiro tomo estará nas livrarias , em França, a partir de 7 de Abril deste ano.

É publicada pelas edições " Bamboo " , na colecção " Grand Angle "

Nuno

por PortoMaravilha | link do post
Do genocídio na Arménia, pouco ou nada me vem agora à mente.... por tal, peço desculpa, aos Arménios. Louvável, que a 9ª Arte (BD), cada vez mais em afirmação, e parece que os franceses depois de o terem criado, apostado e feito muito daquilo que é hoje a 7ª arte (desnecessário, mas acrescento: 7ªarte=cinema), apostam agora com força nesta, a BD: 9ª arte, já reconhecida (pretendo dissertar por estes temas em muito breve).

Nuno, talvez em poucas linha. e se tiveres dados, possas ilucidar-me/nos um pouco do que se passou na Arménia. Não é preguiça de ir pesquisar, mas sim gosto em te "ouvir". (e depois, citando-te: wikipédias, é coisa para turista ler ;-). A BD Virar-se para temas de tal importancia e sensibilização, é magnífico. Hoje há uma grande diferença entre o que é a Banda Desenhada actual, comparando com os popularizados noutros anos idos, pejorativamente também designados pelos "livros de quadradinhos". Coisa de garotos... ou então de adultos (os pornográficos).

Os Genocídios, são sempre genocídios, provavelmente, a maior das barbáries humana. Os animais, irracionais, matam indivíduos da mesma raça, fazem-no por questões, na maior parte das vezes, compreensivelmente lógicas. Pela lei da sobrevivência, e equilíbrio das espécies, regra geral (?) digo eu...

Um dos genócidios que acompanhei os desenvolvimentos com maior atenção, e bastante preocupação, pois tinha lá um grupo de pessoas que me eram de certo modo "chegadas", foi o de Ruanda. Citarei aqui algumas memorias de cor, podendo os facto carecerem de mais ou melhores fontes, mas:

Depois de terminada a guerrilha civil que matou milhares e milhares de "irmãos cidadãos" cuja grande diferença e ódio era empolgado praticamente pelo facto de seus bilhetes de identidades os colocarem como descendentes das "tribos" originarias dos Hutus ou Tutsis, passado poucos anos, e assinalar-se-a por estes dias a memória de tal, salvo erro é em Abril, a RTP passou uma mini série sobre esse tema. Casais de origem mista, filhos, pais, familiares, comunidades, etc, os odios foram levantados de tal forma e degladiados, que Deu no que deu. Grandes "catanadas".

Caralhos fodam o ser humano! Ou se preferirem, numa versão politicamente mais correta, citemos Oscar Wild: "Deus, quando criou o homem, sobrestimou a sua capacidade".
Paulo Jerónimo a 4 de Abril de 2010 às 11:51
A Bd passou a ser muito mais que uma história aos quadradinhos. Para isso , muito contribuiu um tal G Rémi , mais conhecido por Hergé quando contra ventos e marés cria o departamento Bd do Institut Saint Luc em Bruxelles ( 1968 ) . O que criará desenhadores mas também cenaristas com grande tecnica , mas tambem saber.

A Bd foi crescendo e alcançou um publico exigente. Há séries que são verdadeiras obras primas. Estou a pensar no décalogue , dez tomos que , além de poderem ser lidos de traz para a frente, levantam nos dias de hoje a questão do antigo testamento. Outra série fora do comum é a do triangulo secreto que reenvia para a questão da resurreição e as lutas intestinas entre maçonicos e o vaticano. Isto é para pôr boca na água a um extj. São obras imensamente bem documentadas e rigorosas quanto a a contecimentos históricos reais.

O que é por vezes frustante é que devemos esperar um ano ou mais pela publicação do tomo seguinte.

Já aqui fiz um post em que afirmva que Valerien e Laureline , fantastica Bd , eram o pai e a mãe de Stars Wars. Mantenho o que escrevi e não sou o único a dizê-lo.

Também já aqui citei Maus . Bd fora de serie sobre o holocausto.

Ora , os historiadores estão partilhados em saberem se o premeiro genocídio da história da humanidade foi o Arménio ou o Holoscausto.

O tema é tanto mais da actualidade que a Turquia bate à porta da Europa e recusa ( a meu conhecimento ) reconhecer tal genocídio. Quando Jacques Chirac , então presidente da França , o mesmo que recusou participar na guerra contra o Irak , disse ao governo Turco que "um país cresce sempre quando sabe reconhecer os seus erros " , para mostrar que as ambições europeias Turcas deviam explicitar ou esclarecer esta problematica. Parece que recentemente milhares de Turcos , criados e educados no negacionismo , descobriram que tinham origens arménias e que assinaram uma petição para pedir desculpa aos irmãos e irmãs arménios. mas uma minória.

O tema é pois de actualidade.

Existe também uma Bd sobre a história de Portugal feita por grandes desanhodores belgas oriundos da extinta revista belga ( vécu ) . Foi uma encomenda do banco pinto sotto mayor e foi aqui distribuida gratuitamente. O que é fantástico é que há nomes prestigiados da bd nessa edição e que ela pouco ou nada foi difundida. E de novo vem -me à memória a entrevista de Pedro Abrunhosa que aqui traduzi .

Que imagem quer o governo português dar de Portugal . Fado e Sol ?

E vou parar aqui GrandeChefeApache porque senão ainda começas a escrever por aqui que só escrevo sobre Bd.

Nuno
O que escreves sobre BD, é ainda pouco...
E tenho certeza que não seriei o único que te lê sobre o tema a pensar o mesmo.

Ab.

DENÚNCIA: SÍTIO CALDEIRÃO, O ARAGUAIA DO CEARÁ – UMA HISTÓRIA QUE NINGUÉM CONHECE PORQUE JAMAIS FOI CONTADA...



"As Vítimas do Massacre do Sítio Caldeirão
têm direito inalienável à Verdade, Memória,
História e Justiça!" Otoniel Ajala Dourado



O MASSACRE APAGADO DOS LIVROS DE HISTÓRIA


No município de CRATO, interior do CEARÁ, BRASIL, houve um crime idêntico ao do “Araguaia”, foi o MASSACRE praticado pelo Exército e Polícia Militar do Ceará em 10.05.1937, contra a comunidade de camponeses católicos do SÍTIO DA SANTA CRUZ DO DESERTO ou SÍTIO CALDEIRÃO, cujo líder religioso era o beato "JOSÉ LOURENÇO GOMES DA SILVA", paraibano de Pilões de Dentro, seguidor do padre CÍCERO ROMÃO BATISTA, encarados como “socialistas periculosos”.



O CRIME DE LESA HUMANIDADE


O crime iniciou-se com um bombardeio aéreo, e depois, no solo, os militares usando armas diversas, como metralhadoras, fuzis, revólveres, pistolas, facas e facões, assassinaram na “MATA CAVALOS”, SERRA DO CRUZEIRO, mulheres, crianças, adolescentes, idosos, doentes e todo o ser vivo que estivesse ao alcance de suas armas, agindo como juízes e algozes. Meses após, JOSÉ GERALDO DA CRUZ, ex-prefeito de Juazeiro do Norte/CE, encontrou num local da Chapada do Araripe, 16 crânios de crianças.


A AÇÃO CIVIL PÚBLICA AJUIZADA PELA SOS DIREITOS HUMANOS


Como o crime praticado pelo Exército e pela Polícia Militar do Ceará é de LESA HUMANIDADE / GENOCÍDIO é considerado IMPRESCRITÍVEL pela legislação brasileira e Acordos e Convenções internacionais, por isto a SOS DIREITOS HUMANOS, ONG com sede em Fortaleza - CE, ajuizou em 2008 uma Ação Civil Pública na Justiça Federal contra a União Federal e o Estado do Ceará, requerendo: a) que seja informada a localização da COVA COLETIVA, b) a exumação dos restos mortais, sua identificação através de DNA e enterro digno para as vítimas, c) liberação dos documentos sobre a chacina e sua inclusão na história oficial brasileira, d) indenização aos descendentes das vítimas e sobreviventes no valor de R$500 mil reais, e) outros pedidos



A EXTINÇÃO SEM JULGAMENTO DE MÉRITO DA AÇÃO


A Ação Civil Pública foi distribuída para o Juiz substituto da 1ª Vara Federal em Fortaleza/CE e depois, para a 16ª Vara Federal em Juazeiro do Norte/CE, e lá em 16.09.2009, extinta sem julgamento do mérito, a pedido do MPF.



AS RAZÕES DO RECURSO DA SOS DIREITOS HUMANOS PERANTE O TRF5


A SOS DIREITOS HUMANOS apelou para o Tribunal Regional da 5ª Região em Recife/PE, argumentando que: a) não há prescrição porque o massacre do SÍTIO CALDEIRÃO é um crime de LESA HUMANIDADE, b) os restos mortais das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO não desapareceram da Chapada do Araripe a exemplo da família do CZAR ROMANOV, que foi morta no ano de 1918 e a ossada encontrada nos anos de 1991 e 2007;



A SOS DIREITOS HUMANOS DENUNCIA O BRASIL PERANTE A OEA


A SOS DIREITOS HUMANOS, igualmente aos familiares das vítimas da GUERRILHA DO ARAGUAIA, denunciou no ano de 2009, o governo brasileiro na Organização dos Estados Americanos – OEA, pelo DESAPARECIMENTO FORÇADO de 1000 pessoas do SÍTIO CALDEIRÃO.


QUEM PODE ENCONTRAR A COVA COLETIVA


A “URCA” e a “UFC” com seu RADAR DE PENETRAÇÃO NO SOLO (GPR) podem localizar a cova coletiva, e por que não a procuram? Serão os fósseis de peixes do "GEOPARK ARARIPE" mais importantes que os restos mortais das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO?



A COMISSÃO DA VERDADE


A SOS DIREITOS HUMANOS busca apoio técnico para encontrar a COVA COLETIVA, e que o internauta divulgue a notícia em seu blog/site, bem como a envie para seus representantes no Legislativo, solicitando um pronunciamento exigindo do Governo Federal a localização da COVA COLETIVA das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO.


Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Editor-Chefe da Revista SOS DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br
sosdireitoshumanos@ig.com.br
OTONIEL AJALA DOURADO a 5 de Abril de 2010 às 22:48
Otoniel, Obrigado pelo seu comentário.
Agora apenas consegui lelô, como se diz por cá na gíria "na diagonal", pois estou em horário laboral (mas meu patrão ainda deixa:-) , mas sem duvida, e pela grande importância que nele apresenta, irei mais logo lê-lo à letra e com a devida atenção/reflexão.

Até já!
Paulo Jerónimo da Silva.

Dr.Otoniel , muito obrigado pela informação que desconhecia e que se confirma. Recebi hoje de manhã este e-mail duma amiga Brasileira.

Oi Nuno!

por 'coincidencia' saiu hoje uma materia no jornal da minha cidade:

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=277380
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=473540

Estou te mandando este documento que explica um pouco a historia do meu Estado, sempre atrelada a religiao e a politica oligarquica!

Infelizmente, este foi um " MASSACRE APAGADO DOS LIVROS DE HISTÓRIA", os verdadeiros dados nao sao colocados nos livros de historia.

No mais,
A gente se fala,

Gi
Recebido esta manhã por e-mail :

Ola,
oui en ce qui concerne la Turquie on est bien
d'accord. D' autant plus que j'y suis déjà allée
et j ai été très déçue par la discrimination envers
les étrangers Francais et notament envers les arméniens .
J ai été effarée . Je vous tiendrai au courant desque
j aurai lu le dossier .
je ne suis pas prête d' y retourner ....
Pourtant j' avais encore plein d'autres choses a voir .
Déjà enfant, lorsque nous allions en Grèce ,
les relations entre grecs et turcs , c était spécial .
A quand une évolution et une
maturation concernant
toute cette haine ? Alors la Turquie en Europe,
ce serait terrible
et source de gros soucis...
Il y a un trop grand fosse entre nous .
En Turquie, dans les terres, ils ne savent même pas que l Europe
existe . C est l' armée qui dirige tout .
Bon je m'arrete la ... De plus j écris. De mon
portable alors indulgence pour les accents.

Très bonne journée

Fred
PortoMaravilha a 19 de Abril de 2010 às 22:05
Sobre o Autor
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D

2017:

 J F M A M J J A S O N D

2016:

 J F M A M J J A S O N D

2015:

 J F M A M J J A S O N D

2014:

 J F M A M J J A S O N D

2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

comentários recentes
Merci pour le partagehttp://boomlasers.alzawaia.co...
Hand ball is actually a nice game to watch. I firs...
Children are not good with lies. They doesnt know ...
Woww!!! I am glad you have shared this old picture...
Alors, dit-il,Au Revoir ! , dit-elle. Alexandre O'...
Jovem, apesoado, dotado, submisso, procura homem d...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...

foto perfil.jpg

pauloc.jeronimo@gmail.com