Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

O Genocídio Arménio em Banda Desenhada .......... Le Genocide Arménien en Bd ................................

04.04.10 | PortoMaravilha

 

C'est sans doute une première mondiale : " Le Cahier des Fleurs " raconte l'histoire du génocide Arménien .

Cette Bd dont le scénario est de Galandon , les dessins de Nicaise et les couleurs de Maffre a le mérite de pointer un aspect obscur et polémique de notre hitoire récente .

La sortie du premier tome est prévue , en France , le 7 avril de cette année.

Éditeur : " Bamboo " , dans la collection " Grand Angle "

Nuno

 

 

É sem dúvida uma primeira Mundial : " Le Cahier des Fleurs " conta a história do genocídio Arménio .

Esta Bd  cujo o cenário é de Galendon , o desenho de Nicaise  e as cores de Maffre tem o mérito de apontar para um ponto obscuro e polémico da história recente da humanidade.

O primeiro tomo estará nas livrarias , em França, a partir de 7 de Abril deste ano.

É publicada pelas edições " Bamboo " , na colecção " Grand Angle "

Nuno

2 comentários

  • Imagem de perfil

    PortoMaravilha

    04.04.10

    A Bd passou a ser muito mais que uma história aos quadradinhos. Para isso , muito contribuiu um tal G Rémi , mais conhecido por Hergé quando contra ventos e marés cria o departamento Bd do Institut Saint Luc em Bruxelles ( 1968 ) . O que criará desenhadores mas também cenaristas com grande tecnica , mas tambem saber.

    A Bd foi crescendo e alcançou um publico exigente. Há séries que são verdadeiras obras primas. Estou a pensar no décalogue , dez tomos que , além de poderem ser lidos de traz para a frente, levantam nos dias de hoje a questão do antigo testamento. Outra série fora do comum é a do triangulo secreto que reenvia para a questão da resurreição e as lutas intestinas entre maçonicos e o vaticano. Isto é para pôr boca na água a um extj. São obras imensamente bem documentadas e rigorosas quanto a a contecimentos históricos reais.

    O que é por vezes frustante é que devemos esperar um ano ou mais pela publicação do tomo seguinte.

    Já aqui fiz um post em que afirmva que Valerien e Laureline , fantastica Bd , eram o pai e a mãe de Stars Wars. Mantenho o que escrevi e não sou o único a dizê-lo.

    Também já aqui citei Maus . Bd fora de serie sobre o holocausto.

    Ora , os historiadores estão partilhados em saberem se o premeiro genocídio da história da humanidade foi o Arménio ou o Holoscausto.

    O tema é tanto mais da actualidade que a Turquia bate à porta da Europa e recusa ( a meu conhecimento ) reconhecer tal genocídio. Quando Jacques Chirac , então presidente da França , o mesmo que recusou participar na guerra contra o Irak , disse ao governo Turco que "um país cresce sempre quando sabe reconhecer os seus erros " , para mostrar que as ambições europeias Turcas deviam explicitar ou esclarecer esta problematica. Parece que recentemente milhares de Turcos , criados e educados no negacionismo , descobriram que tinham origens arménias e que assinaram uma petição para pedir desculpa aos irmãos e irmãs arménios. mas uma minória.

    O tema é pois de actualidade.

    Existe também uma Bd sobre a história de Portugal feita por grandes desanhodores belgas oriundos da extinta revista belga ( vécu ) . Foi uma encomenda do banco pinto sotto mayor e foi aqui distribuida gratuitamente. O que é fantástico é que há nomes prestigiados da bd nessa edição e que ela pouco ou nada foi difundida. E de novo vem -me à memória a entrevista de Pedro Abrunhosa que aqui traduzi .

    Que imagem quer o governo português dar de Portugal . Fado e Sol ?

    E vou parar aqui GrandeChefeApache porque senão ainda começas a escrever por aqui que só escrevo sobre Bd.

    Nuno
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.