Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

Futebol: uma arena de morte? [cap. 4]

07.04.10 | Paulo Jerónimo
.
Ferido de morte,
por más arbitragens? «

Arbitragem em formação LPFP / UEFA (2007)

 

Hoje não escreve o MrCosmos, o adepto de futebol , o "apaixonado", o aguerrido na defesa de sua dama, o por vezes "emocianado", e por isso, aqui e alí, com margem para seus textos serem por alguns contestados. Hoje não.

 

Permitam-me, por isso, de certo modo, apresentar-me:

A realidade, é que enquanto profissional do sector videográfico e audiovisuais, tenho já alguns anos relacionados com as mais altas instâncias desta (entre outras) modalidade desportiva, o futebol. O cumprimento de minha colaboração profissional, acaba por ser, também e em boa parte,  com os organismos de âmbito nacional (FPF, LPFP, e APAF).

Nessas funções, sempre me tem sido pedida, e minha intervenção tem incidido fortemente na mesma tecla: usar as agora em voga denominadas por "novas tecnologias", nomeadamente as potencialidades de registo vídeo e a  dos audiovisuais, e tenho-o feito, ou melhor, tais organismos têm-no feito, a titulo pedagógico, de treinos, documentos de arquivo e analise, ferramentas de apoio, e porque não, vídeos e "cenas giras" relacionadas, para descompressão de intensos dias de treinos dos agentes desportivos em formação periódica, também a titulo de lazer. (Fala-mos da 1ª liga Portuguesa) .

 

Noto, de há muitos anos (desde 1999), que são imensas as pessoas dentro dos organismos do futebol, em consonância com as instâncias internacionais (UEFA e FIFA),  que como qualquer humano, não sendo infalíveis, é notório que são demasiados os que querem fazer alguma coisa para melhorar isto. Mas mudar culturas, agradar ou controlar, multidões de milhares de pessoas e no nosso caso português, que já os Romanos nos apelidavam à milhares de anos por "ingovernáveis", não será então tarefa fácil. Reconheço.

 

Muito se queixa e se lamenta, quando é caso para isso, e são demasiados os casos, de más arbitragens no campeonato Português, e o quanto isso influencia "a verdade desportiva".

Mas não somos caso único, se olharmos para a capacidade técnica dos árbitros estrangeiros a actuarem noutros campeonatos, ou provas da UEFA e FIFA, o desempenho NÃO É MELHOR! Que o digam os clubes e adeptos portugueses, recentemente, ou desde sempre, também prejudicados por más decisões que os penalizam em tais provas...

 

Pelo que a pergunta que deixo no ar, e perante uma notória e evidente aposta na formação portuguesa, querendo-se aqui inclusive  inclusive a profissionalização do sector, é se:

"poderá o futebol estar ferido de morte, pelas mas arbitragens?"

 

Tema a continuar...

PC Jerónimo da Silva

1 comentário

Comentar post