Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

O Alienista

03.09.09 | PortoMaravilha

A novela "O Alienista" do escritor Brasileiro , Machado de Assis, faz parte das maravilhas da literatura mundial. São setenta páginas  de humor que podem e devem ser colocadas entre todas as mãos .

A estória é simples : Simão Bacamarte parte para Coimbra para aperfeiçoar os seus estudos e teorias. Regressa, em seguida, à sua terra natal : Itaguai, povoado do Estado do Rio.  Decidido a pôr em prática e em aplicar  as suas teorias manda construir uma Casa Verde. É nesta Casa Verde que mandará internar todos aqueles que lhe parecem loucos. Inclusive a sua esposa : hesitar entre um colar ou uma pulseira é um indício dum comportamento contrário ao bom senso e a razão.

 

A novela escrita em 1881 denuncia, quase com um século de antecedência, o arbitrário do poder médico. Foi preciso esperar os anos 1970 para ver aparecer uma corrente médica contestar os dogmas da psiquiatria.

A novela levanta bem a problemática : O alienista é aquele quem cura a loucura ? Aquele que a fabrica ou aquele que a transporta ?

 

E Viva o Porto ! 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.