Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

Ciganices, xenofobia, ou legítmas questões?

09.09.10 | Paulo Jerónimo

 

 

A França já repatriou desde o início deste ano mais de 8000 ciganos, oriundos da Roménia e Bulgária (link).

Se por um lado o livre trânsito entre países membros é garantido pela União Europeia, por outro uma das condições para que isso se verifique é a de que tais residentes têm de dar mostras de que trabalham, ou que possuem recursos suficientes para não virem a tornar-se uma carga social no país de acolhimento.

 

A polémica está instalada, mas sendo este um problema cujo foco está direccionado para "la grande mère Francesa", está a ser tratado com pinças pela UE .

Ciganices, xenofobia, ou legítimas questões?

A comparação e crítica à Sarkozy, como um pequeno Hitler dos tempos modernos, começa a ser inevitável. E as mostras de fragilidade do sistema europeu, também.

 

Foto: AFP

PC

2 comentários

  • Imagem de perfil

    PortoMaravilha

    14.09.10

    A expulsão dos roms e não dos ciganos não é vergonhosa. É pura e simplesmente ilegal perante o direito de circulação que existe no âmbito da UE.

    Grande parte dos roms chegaram da Itália. A mecanização da agricultura Italiana levou-os até o desemprego e chegaram a França.

    O texto do ministério Francês, dizendo respeito à expulsão dos roms, não é conforme às leis da UE.

    Segundo o diário "Le Monde", não se percebe muito bem porque é que a França gastou 18 milhões ( ajudas ao regresso, etc.) de euros com a expulsão dos roms, para a Bulgária e, sobretudo, Roménia. E que talvez esses mesmos milhões fossem melhor aplicados na integração e formação dos roms na sociedade Francesa.

    Algo que se fez, por exemplo, com os imigrantes Portugueses num passado recente.

    Repito : A designação, consciente ou inconsciente, dum bode expiatório não é uma resposta adequada para explicar os males que atravessa a sociedade Francesa que, graças aos vestígios da herança do seu serviço público, resiste melhor que os seus parceiros europeus à crise.

    A designação dum bode expiatório reenvia para uma história recente cheia de animalidade.

    Se é verdade que a França não pode acolher toda a miséria do mundo, também não deixa de ser verdade que o governo da França pode politicamente influir na política Europeia, para tentar mudar as escolhas económicas e políticas do globo.

    Sarkozy, de origem Húngara, e sua esposa, de origem Italiana, optaram por uma França fechada politicamente sobre ela mesma. O que é contrário, exceptuando os anos que precedem a colaboração com o nazismo, à tradição Francesa desde a declaração dos Direitos do Homem.

    Nuno







  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.