Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

COSMéTICAS.net

o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... música para os ouvidos !?

Do Panorama Radiofónico Nacional

06.12.15 | Paulo Jerónimo

 

 

A forma como o panorama do audiovisual português se alinha tem o seu quê de interessante.

Verifica-se uma trilogia de sectores que definem uma linha condutora e acaba no traulitar dos consumidores.

Essa trilogia divide-se entre o mundo da arte musical, passando pela produção generica audiovisual, que em Portugal se resume a telenovelas, acabando nas playlists das rádios.

E se as rádios nacionais, em conluio com as editoras, deram cartas outrora formatando o percurso de bons ou maus músicos e músicas, hoje são as telenovelas que marcam o passo.

Vide o caso da música aqui hoje. Ela é de 2009, integra a banda sonora da telenovela sensação do momento e  que surgiu no final deste verão, e acabou na berra das playlists das rádios portuguesas ao ponto de integrar, até, a da conservadora Antena 1 - Emissora Nacional Portuguesa.

Às radios mais atentas se quiserem, sobretudo as locais que por vezem têm mais problemas de identidade ou dificuldade de uma boa playlist, fica a dica: basta anteciparem-se.

A excessão dos temas criados para os genéricos das telenovelas (o videoclip de abertura) enquanto ela esta no ar, porque se for depois de essa novela sair de cena já terá maior potencial de sucesso (fenomeno nostalgia), para a seleção de musicas novas para a playlist e com dois dedos de testa, percebe-se que o segredo reside no apostar em músicas com ritmos que peguem no ouvido de estaca. É o que as telenovelas fazem, e as radios nacionais depois vão atras das proprias seleção das novelas que estão na berra.

Esta música no inicio do post já tocava numa rádio local há mais de dois anos, e o critério de escolha foi esse, associado ao imaginário de quem a escolheu (eu próprio), das duas gajas que se beijam no final do vídeo, invertendo toda uma letra e mentalidades, que a Antena 1 nem sonha...

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.